Iced Earth - Alive In Athens (1999)

Nego acha que só porque a banda foi uma das primeiras a usar sintetizadores e outros instrumentos incomuns à época, quer dizer que o fizeram com maestria. Muito pelo contrário. Os primeiros exemplares de um movimento sempre são toscos ou, no mínimo e obviamente, inexperientes. Uma sonoridade que parece um baile de carnaval; tudo muito "feliz", que causa enjôo (foda-se a reforma ortográfica) com apenas alguns minutos de audição.

Se é pra falar em vanguardismo, falemos num CD que, proveniente de um show épico, transformou-se no maior registro ao vivo do Metal até agora. O Iced Earth é uma banda norte-americana, que passou por muitas mudanças em sua formação ao longo de seus 24 anos de carreira. Mas a espinha dorsal da banda sempre se manteve em seu "dono", o marrento, porém espetacular guitarrista Jon Schaffer. Mas, sem dúvida, a melhor época da banda, seu auge técnico e criativo se deu com a parceria de Jon com o vocalista Matt Barlow. Juntos, gravaram clássicos do Heavy Metal, como The Dark Saga, Something Wicked This Way Comes e Horror Show.

Mas sem nem pestanejar, a coroação da banda veio no show em Atenas, Grécia, no ano de 1999. Um show de mais de 3 horas de duração, que serviu como uma retrospectiva do Iced durante todos os anos de caminhada. A banda revisitou toda a sua carreira, com hinos como A Question of Heaven, Watching Over Me, Angels Holocaust, Dark Saga, The Hunter, Dante's Inferno, entre outros, tendo o show um resultado tão esplêndido, que o mesmo foi transformado em DVD, tendo apenas três câmeras funcioando durante o show, o que garantiu uma produção extremamente porca, tendo o desagravo de Jon Schaffer. Mas é compreensível: Um registro autêntico, de uma banda que, ao contrário de outras, não precisa de nada mais do que um palco, instrumentos musicais, e vontade de tocar. O Iced Earth, nesse show, mostrou a verdadeira essência da música: Honestidade e respeito pelos fãs, e pelo trabalho realizado.

Riffs potentes; o vocal de Barlow no seu auge, sendo o mesmo considerado o melhor vocalista de Heavy Metal do ano de 1999 por revistas especializadas e até mesmo por fãs de outras bandas, e a formação daquela época extremamente entrosada, com Matt Barlow nos vocais, Larry Tarnowski nas guitarras solo, Jon Schaffer nos backing vocals e guitarra, o grande James MacDonough no baixom, Brent Smedley na bateria, Rick Risberg nos teclados, fizeram o sortudo público grego delirar.

Uma espécie de "cereja no bolo" de uma banda que sofreu demais pelo egocentrismo de seu líder e, como consequência disso, constantes mudanças de formação. Mas que, nesse registro, conseguiu demonstrar, que com o básico (?) pode-se produzir monstros musicais. Se você curte um som autêntico, sem frescuras alternativas e alegrinhas, procure esse material do Iced e, se gostar, pegue o ao vivo. E quando ouvir A Question of Heaven, entenda o que estou dizendo.

Alive In Athens: 1, 2, 3, 4, 5, 6

0 comentários:

Postar um comentário

top