Iced Earth - Horror Show (2001)

Era 2001, e a relação do Iced Earth com a renomada gravador Century Media estava pra lá de desgastada. O egocêntrico guitarrista e "dono" do Iced, John Schaffer, estava se sentindo pressionado pelos pedidos da gravador de gravar um último álbum no contrato que estava se encerrado. Schaffer, irritado pelos pedidos, alegando "hiato criativo", resolveu produzir um CD até então inusitado: Um álbum conceitual, que tinha como temática filmes clássicos de horror, como Frankestein, Conde Drácula, O Médico e o Monstro, o Fantasma da Ópera, entre outros. Nascia o Horror Show.

Com um processo de gravação rápido, o CD, que poderia se tornar um fiasco, por ter sido feito "de qualquer jeito", virou na verdade um dos marcos na carreira da banda. É oito ou oitenta. Ou você o ama, ou o detesta. Mas o que é inegável é que, dois anos após o épico Alive In Athens, já resenhado aqui, a banda ainda estava em seu ápice técnico.

As paletadas furiosas de Schaffer na introdução de Wolf, seguido pelo urro ensurdecedor de Barlow, na música mais alucinente do CD é apenas uma amostra do que o ouvinte pode esperar.

Ghost of Freedom tem um quê de balada, de um hit mais acessível para quem não curte muito porradaria, terminando com um coro de orquestra, com os dizeres: Don't tread on me...live free or die!!!
To our fallen brothers
You died to keep us free
To our fallen brothers
Who gave us liberty!

Essa passagem deixa uma coisa clara: Tanto nessa música como nas outras, as composições são extremamente criativas e competentes, não soando infantis nem toscas. Barllow, que nessa época era o melhor vocalista do Heavy Metal, auxiliou Schaffer nas pesquisas, e mostrou que a parceria dos dois era excelente, antes do guitarrista ter um surto egocêntrico e quase que expulsar o vocalista da banda.

Jekyll e Hyde, pra mim a melhor música do CD, mostra claramente o diálogo esquizofrênico entre o médico e o monstro, bem como a dualidade e luta que se travava dentro da psiquê do primeiro. Tudo regado a solos matadores e riffs cortantes, sem frescurinha ou viadagens. Destaque para a bateria de Richard Christy, um dos 380 bateristas que passaram pelo Iced.

Um CDzasso, que está no topo da minha lista.

Vai nos comentários e cata ele.


Tracklist:
1. Wolf (Inspirado no filme The Wolf Man)
2. Damien (Inspirado na série de filmes The Omen)
3. Jack (Inspirado em Jack, o Estripador)
4. Ghost of Freedom (Inspirado no filme O Patriota)
5. Im-Ho-Tep (Pharao's Curse) (Inspirado no filme A Múmia)
6. Jekyll & Hyde (Inspirado no livro The Strange Case of Dr. Jekyll & Mr. Hyde)
7. Dragon's Child (Inspirado no filme Creature Of Black Lagoon)
8. Transylvania
9. Frankestein (Inspirado no livro homônimo)
10. Drácula (Inspirado no livro homônimo)
11. The Phantom Opera Ghost (Inspirado na novela O Fantasma da Ópera)

1 comentários:

Maurício Penedo disse...

http://sharebee.com/15e6f433

Postar um comentário

top