Top 30 | #26 | David Bowie - Let's Dance (1983)


Quase sempre a crítica associa o nome David Bowie ao chamaeleonidae, vulgo camaleão, e esquecem quase que completamente da competência do sujeito pra fazer música. Mas isso é normal. Afinal, chamar Bowie pelo seu alter-ego réptil demonstra conhecimento de causa. Não trata-lo assim certamente vai fazer a reputação do sujeito cair. "O cara escreveu um texto inteiro sobre David Bowie e não o chamou de camaleão! Que heresia!" Que merda, eu diria. Tantos e tantos artistas por aí tiveram mudanças tão ou mais significativas que o inglês e ninguém falou nada. Aliás, tantas mudanças no estilo ao longo da carreira não me parece nada absurdo, tendo em vista a sua longa, longa carreira.

Let's Dance é um dos melhores que Bowie já gravou, apesar da discordância de alguns energúmenos da imprensa que gostam de pegar no pé do (já não tão) pobre homem. Os anos 80 foram mais divertidos do que ricos musicalmente, e isso é fato, mas não impediu de gerar essa coleção de hits, comprovado pelo excelente desempenho do álbum nas paradas (#4 nos indiferentes EUA e #1 no Reino Unido, Austrália e Noruega), além de emplacar a faixa-título em 1º lugar no mundo todo.

Aqui, Bowie mostrou como é fácil criar um sucesso, desde a simplicidade demasiadamente pop de "Modern Love" até melodias mais intrincadas como a quase militar "Ricochet". Com Iggy Pop dando uma palhinha, conseguiu tornar célebre a música "China Girl" mundo afora.

Do time que o cara convocou para tocar no disco, o grande destaque é, sem dúvidas, a participação de guitarrista Steve Ray Vaughan, que deu um toque blueseiro às músicas. A baladinha "Without You" é um bom exemplo disso. "Ricochet" ganha como a música mais densa do disco, enquanto "Let's Dance" e "Cat People (Putting Out The Fire)" são as anima-festas.

Disco bom pra se ouvir quase o tempo todo. Não envelhece e não enjoa.

01. Modern Love
02. China Girl
03. Let's Dance
04. Without You
05. Ricochet
06. Criminal World
07. Cat People (Putting Out The Fire)
08. Shake It
09. Under Pressure *

* Sim, sim. Essa é a versão que vem com "Under Pressure", gravada com o Queen, de bônus.

Let's dance?
Senha: bluavlk01

2 comentários:

Maurício Penedo disse...

Acredita que nunca ouvi um disco todo dele? Vamos ver esse.

Clara disse...

esse disco é incrível

Postar um comentário

top