Neon Indian - Psychic Chasms (2009)

20dez
2009

Quando eu nasci, nos anos 80, nunca pensei que ouviria tanta merda na música. Muito do meu repertório auditivo deve-se ao meu irmão, que tirou vantagem de tão bregas anos. Mas, por mais horripilante que a época tenha sido, ela tem um diferencial em relação às demais décadas que vivenciei: o fator nostalgia. Vamos lembrar de Depeche Mode, Erasure, Duran Duran, Eurythmics e outras bandas que atravessaram o período com seu synth pop. Mas também vale guardar um espaço para as one hit wonders, tão presentes naquele tempo como hoje. Aquelas bandas que você conhece uma música, mas sempre tem uma certa dificuldade para dizer quem toca. Daí, mais do que a ausente qualidade que elas evocam, elas nos fazem lembrar da infância, de todas as coisas do meu tempo, desde telefone de disco e fitas K-7 até seriados japoneses e confeito Xaxá.

Eu não lembro do contexto em que as músicas dos anos 80 estavam inseridos. Mas eu lembro de que elas passaram por meus ouvidos enquanto eu brincava na rua ou fazia tarefa de casa. E eu nunca parei para analisar nenhuma delas, elas simplesmente invadiram meus miolos e lá ficaram. Passado o grunge dos anos 90 e todo meu preconceito musical extenso, comecei a nutrir meu coração mole de mãe e deixei de filtrar tanto as músicas que aconteciam. Então, passei a buscar praticamente tudo o que eu lembrava dos anos 80, e não foi pouca coisa. Ficou tudo espalhado em várias pastas, CD's e DVD's. E é engraçado como praticamente não baixei nenhum disco inteiro da época, apenas os hits, pois era o máximo que aquelas bandas conseguiam emplacar.

E eis que, no meu garimpo, baixei esse disco e nem lembrei disso, até ontem. Não fazia a menor ideia do que se tratava e resolvi ouvir. Eu fui no passado e voltei, e com uma autenticidade assustadora. O Neon Indian não é um projeto com influências dos anos 80. Ele É um disco dos anos 80, com direito à toda parafernália eletrônica analógica, cores berrantes e sintetizadores boiando por todas as faixas. O toque genial da coisa é a sonoridade desse disco, totalmente rádio AM ou toca-fitas Phillips ou outra coisa parecida.

Eu não sei se as possibilidades musicais realmente já se esgotaram, mas o revival proposto pela banda é extremamente positivo pelo fato de conseguirem reproduzir aquelas músicas tão bem. Várias bandas se embebedam de anos 60 e 70 até hoje. Até de anos 80 também, mas eu nunca vi alguém que embarcasse num Delorean e trouxesse de volta um disco tão característico. Sem dúvida, uma das coisas mais agradáveis que podiam ter feito neste fim de anos 2000.

01. (AM)
02. Deadbeat Summer
03. Laughing Gas
04. Terminally Chill
05. (If I Knew, I'd Tell You)
06. 6669 (I Don't Know If You Know)
07. Should Have Taken Acid With You
08. Mind, Drips
09. Psychic Chasms
10. Local Joke
11. Ephemeral Artery
12. 7000 (Reprise)

0 comentários:

Postar um comentário

top