Darkwood - Ins Dunkle Land (2009)

Tá estressado? Nervoso? Quer relaxar sem ter que recorrer à remédios "sérios" ou a maracujinas da vida? Aqui vai um conselho: Já ouviu falar em NeoFolk? Não? Pobre animal. Mas Mau Mau vai lhe salvar, viu filhinho?

Não lembro se já explanei o conceito de NeoFolk aqui. Por via das dúvidas, lá vai. É da wikipédia, mas fui eu quem o colocou lá: Neofolk é um dos desdobramentos do Folk Music, que surgiu primeiramente na Europa, com influencias de músicas de cunho Industrial. O Neofolk pode ser tido como uma música folclória acústica ou uma mistura de instrumentos acústicos do meio folk, acompanhada por uma variedade de sons como pianos, harpas, violão clássico e elementos da música industrial e experimental.

As bandas que são consideradas os carros-chefe do estilo são, ao meu ver, Of The Wand & The Moon, que vai aparecer aqui uma hora dessas, Sol Invictus, Darkwood Current 93 e Death In June, todos com as características expostas acima.

Este novo trabalho da banda em questão é descrito pelo mentor da banda, Henrik Vogel, como uma tormenta em terras obscuras. Um projeto que surgiu da idéia de expressar o amor que sentimos pela pátria onde nascemos [Alemanha], e sobre como nos identificamos com ela. A música é uma fusão de temas tradicionais e paisagens sonoras. Instrumentos acústicos bem utilizados, bem como os ruídos sintéticos e vocais em inglês e alemão.

O grande diferencial do Darkwood é produzir um disco de NeoFolk sem soar chato depois da terceira faixa. A faixa 02, Caucasian Tales, é a mais bela do CD, falando da chegada da primavera, e da vida brota na mundo, em contraste com a morte dos humanos, que não tem os quatro ciclos da natureza. Tudo isso regado a violões, um distante sintetizador, e o vocal de Vogel.

Não se engane: Não é música de Jack Johnson, que é cute-cute e faz as pessoas realizarem luais na praia, só pra ouvir "Upside Down". É um material do mais refinado bom gosto, prazeroso de se ouvir, de preferência tomando algo que preste.

Mais uma obra prima de músicos alemães, que desde o aperfeiçoamento do conceito de ciência (tanto as duras, quanto as sociais), mostram-se muito à frente de outros, no quesito "abstração."

Viaja!

1 comentários:

Gilson disse...

Sem dúvida é um belo cd do início ao fim.

Postar um comentário

top